quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Quando O Amor Cristão Torna-se Caridade Social.

É válido afirmar que ser cristão é estar embebido e mergulhado no amor, já que o Espírito Santo faz morada em nosso coração e este sendo Deus é em essência e totalidade amor.
Contudo, é bom ressaltar que o amor cristão é um amor racional, consciente e embasado em uma perspectiva de justiça. Neste sentido, ele não é neutro, mas assume uma postura ética e moral particular acordada com certos preceitos inerentes a sua compreensão.
Não é Só Isso que Ele Precisa
O amor cristão não é um sentimento irresponsável, pois não se constituí na prática do bem ao próximo sem um olhar sincero e profundo a esse próximo. Ele é responsável na medida em que não se resume a um benefício dado aquele que é agraciado com sua manifestação, mas pelo contrário sua responsabilidade advém do aprofundamento do benefício transformando-o de assistência para cuidado genuíno.
Para o praticante do amor cristão, não há como cuidar de uma pessoa de Cristo sem apresentar e conscientiza-lo dessa sua carência, por exemplo: É impossível socorrer com amor um alcoólatra sem contestar e conscientiza-lo do mal que esta prática traz.Dessa maneira, o amor do cristão se constitui no cuidado do carente e praticante do pecado, mas na condenação de sua prática. Amar genuinamente é zelar e exortar aquele que recebe os cuidados. 
No entanto, o que os olhos testemunham é a prática de um "amor cristão" destituído de sua essência de exortação, vemos no cotidiano o alargamento da cultura da tolerância e a secularização do ideal cristocêntrico de amor, um empobrecimento espiritual e um enriquecimento da materialidade.
Indivíduos que se nomeiam cristãos, mas que não seguem aquilo que Cristo testificou como legítimo, assumindo arbitrariamente o "vinde como estais" "Deus ama a todos os pecadores" e jogando fora " Aquele que vive em Cristo nova criatura é" " Sedes imitadores de mim" e "ide pregai o evangelho a toda criatura para que crendo não pereça, mas tenha vida eterna".Eles tentam adornar de novos sentidos aquilo que em sua simplicidade é perfeito, celestial e são.
O que estes "cristão" mais liberais esquecem é que não existe maior bem do que o conhecimento experiencial de Cristo, que é o único capaz de curar a alma e transformar a vivência do homem e sua prática, ao não se aceitar a verdade estabelecida por Deus, não se pratica seu amor, mas sim uma imperfeição deste, ou seja, uma caridade social adornada de brilhantismo religioso.
A Maior Caridade 
O amor cristão não está preocupado com a sede e a fome do corpo apenas, sua angústia não repousa na ausência da cidadania, ou no estigma e na banalidade da pobreza, a maior preocupação do amor cristão é a alma, pois se esta padece, mesmo sendo o corpo sendo cuidado este também padecerá porque o vazio que Cristo preenche por nada mais pode ser preenchido.
Muitos são omissos para com isso e chamam de loucura gestos de amor genuíno, mas a palavra nos fala que a sabedoria de Deus é loucura para os homens, também está escrito que de loucos seriam chamados os adoradores do Senhor e por seu nome seriam perseguidos.
Quando encaramos os "cristãos tolerantes" para com certas práticas e heresias vemos a falta de compromisso devocional e seu desprezo para com a essência do amor cristão e a sã doutrina, não existe neles um compromisso com a verdade e assim não há também um compromisso com a liberdade.
O que se quer dizer com toda esta explanação é que se não houver concordância com as palavras de Cristo e com aquilo que por ele foi testificado em sua vida o "amor cristão" praticado por estes homens e mulheres voltados para o socorro do social, não será genuíno e revolucionário aos moldes de Deus, não transformará vidas, pois não chegará até as almas, se constituirá como caridade social, voltada a necessidade da matéria, suprindo o político e o biológico, mas não alcançando o espiritual que é onde está a verdadeira carência.
Enfim, o amor ao próximo não deve se resumir ao matar a sede e a fome mundana, mas sim deve primeiramente ter como objetivo entregar a água da vida, o caminho a verdade e a luz, ou seja, Jesus de forma plena e total, pois é mudando o espírito que se modifica o material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário